Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezoito e quarenta

OS MEUS TRUQUES NA HORA DE DORMIR

26.06.18

DSC05533.jpg

Nunca tive muitos problemas de sono. Adoro dormir, conto pelos dedos de uma mão as insónias que tive e em geral consigo descansar muito bem. 

No entanto, reconheço que quando cumpro algumas estratégias de relaxamento antes de ir para a cama, o meu sono é mais tranquilo e de manhã acordo com muito mais energia. Acho até que são nessas noites que os meus sonhos se tornam mais autênticos e onde consigo retirar coisas muito valiosas (sim, eu dou importância aquilo que sonho). 

Deixo-vos, por isso, algumas estratégias que uso e que considero me fazem descansar melhor.

 

1 - Luzes baixas Para mim é essencial. Além de dormir no escuro profundo, preciso que pelo menos 1 ou 2 horas antes de ir para a cama, toda a casa se prepare para descansar. Dois candeeiros de pé é o suficente para iluminar a nossa casa depois de jantarmos e de termos finalizado as tarefas diárias. 

 

2 - Tomar um duche Preciso muito do duche assim que acordo, além de me despertar, gosto de sair com o cabelo acabo de lavar (sim eu sei que não devia lava-lo todos os dias mas não consigo). No entanto há noite, com o cabelo apanhado, com água morna e com um espuma de duche (de preferencia da Rituals) sinto que o cansaço ganha e o corpo se prepara melhor para uma noite de sono. 

 

3 - Passar um creme ou oléo relaxante no corpo Ao contrario do duche que é essencial para mim na hora de acordar, os cremes ou oleos corporais só entram na minha rotina a noite. De manhã, eu dou sempre mais 5 ou 10 minutos a cama, e graças a isso depois todas as outras rotinas são feitas na velocidade máxima. Muitas vezes nem há tempo para cremes de cara quanto mais para o corpo. A noite posso escolher com calma o creme ou oleo que quero e acabo por criar assim uma rotina de cuidado com a minha pele. Como sei que só os uso a noite sempre que compro um creme ou oleo corporal opto por fragrancias calmantes. 

 

4 - Meditar Regra geral medito sem aplicações, sem músicas e sobre tudo sem complicações. Acho que medito desde sempre, acredito que é uma pratica muito inata em cada um de nós e que só não se torna mais fácil porque fazemos muito pouco. Em dias mais agitados e dificeis posso ter que recorrer a um incenso ou uma meditação guiada, mas sou franca, mais de 90% dos meus dias a meditação é de mim e comigo mesma. 

 

5 - Vestir um pijama lavado Esta é uma estratégia que uso quando me sinto realmente stressada ou cansada e prevejo uma noite nada descansada. No limite não só troco de pijama mas também de roupa de cama. É como se tivesse a trocar um bocadinho a energia do meu espaço de descanso. Não sei se resultará com todas as pessoas, mas comigo é realmente uma estratégia muito eficaz para me acalmar. 

 

E voces, na hora de dormir tem algumas estratégias para descansarem melhor? Partilhem tudo comigo! 

1 comentário

Comentar post